É muito comum que as pessoas naturalizem os sintomas de ansiedade e passem a achar que fazem parte de sua “personalidade”. No entanto, os transtornos de ansiedade, podem trazer grande sofrimento e prejuízo em várias áreas da vida, constituindo uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo. As características essenciais desses transtornos, são o medo excessivo e persistente, e os mecanismos de esquiva de ameaças percebidas.
Todos nós, em algum momento da vida, ja experimentamos sintomas de ansiedade: dor de barriga na véspera de uma prova muito importante; sentir o coração palpitar e as mãos tremerem ao falar em público, dentre vários outros.
Como diferenciar ansiedade normal da ansiedade patológica?
A ansiedade normal é:
- Resposta normal e adaptativa
- sinaliza possíveis ameaças à integridade do indivíduo
- sensação difusa, desagradável e vaga de apreensão, muitas vezes acompanhada por sintomas autonômicos (como sudorese, diarréia, boca seca, palpitações, aperto no peito).
Essas reaçoes se devem ao nosso sistema nevoso autonômico, a parte do nosso sistema nervoso responsável por levar as informações do nosso cérebro até nossos órgãos, terminando em glândulas, músculos lisos ou músculo cardíaco.
Assim, o sistema nervoso autônomo é sintonizado com o medo e tem a capacidade de deflagrar respostas cardiovasculares (p. ex.,taquicardia), musculares (p. ex., cefaleia), gastrintestinais (p. ex., diarreia) e respiratórios (p. ex., taquipneia).

Por outro lado, temos a ansiedade patológica
A ansiedade passa a ser uma doença quando o medo ou as preocupações se tornam excessivas e desproporcionais aos contextos.
Quando as respostas autonômicas são repetitivas e desencadeadas de modo inadequado ou cronicamente como parte de um transtorno de ansiedade, isso pode levar ao aumento do risco de aterosclerose, isquemia cardíaca, hipertensão, infarto do miocárdio e até morte súbita .

Dentre os transtornos de ansiedade temos:
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Transtorno de ansiedade social
- Transtorno de ansiedade de separação
- Mutismo seletivo, fobia específica, transtorno de pânico (TP),
- Agorafobia
Quando não tratados, esses transtornos tendem a evoluir para cronicidade.
Testes sua ansiedade

Time's up
Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas.
Dra Thalita Novaes é médica psiquiatra, estudiosa da cannabis medicinal, com formação pela EEP/HCFMUSP.